II CIPA

 

A concretização do II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, realizado entre 10 e 14 de setembro de 2006, promovido pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), através do Departamento de Educação – Campus I e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), representa um momento significativo no quadro das pesquisas que revitalizam dimensões ligadas à subjetividade e às perspectivas que aproximam histórias pessoais e processos formadores. O encontro foi concebido para dar continuidade aos debates sobre potenciais teóricos das fontes (auto) biográficas e seu estatuto epistemológico, para favorecer as aproximações entre domínios diversos das artes, das ciências humanas e da educação.
A exemplo do primeiro evento da série, sediado em Porto Alegre (8 a 11 de setembro de 2004), pretende-se prolongar e ampliar as situações de intercâmbio dos pesquisadores que se ocupam das perspectivas de histórias de vida e suas implicações para as práticas educativas e de investigação/formação. Trata-se, assim, de dar continuidade às discussões teórico-metodológicas e promover avanços para a pesquisa (auto) biográfica em suas várias modalidades. No quadro das pesquisas e produções educacionais firmam-se, nas últimas décadas, no Brasil, diretrizes vinculadas à valorização das subjetividades, dos processos memorialísticos e das histórias de vida e autobiografias. Estas diretrizes têm gerado análises nos domínios tanto da história da educação, quanto nos das propostas de formação. Nesse sentido, um breve exame dos eixos temáticos e dos trabalhos apresentados nos principais eventos da área atestam tal fato. Pode-se, sem dúvida, constatar que as diretrizes acima mencionadas têm, com freqüência, inspirado a proposição de investigações e modalidades de intervenção prática. A proposição dos congressos acerca da pesquisa (auto) biográfica estende tal interesse e volta-se para o aprofundamento das possibilidades metodológicas de seus estudos.
A escolha da temática do II CIPA (Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si) buscou ancorar-se nas perspectivas que, presentes na primeira edição, repercutiam nas discussões dos pesquisadores fortalecendo escolhas e análises. Mas não se restringiu a tanto, ultrapassando também essa primeira configuração para provocar a agregação de novos elementos sob ângulos múltiplos. Assim, “as artes e a invenção de si”, a “escrita (auto) biográfica” e “as perspectivas de formação” ampliam horizontes para a reflexão.
Pelas razões expostas, o II Congresso com o tema Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si propõe-se, ao dar continuidade aos debates sobre os potenciais teóricos das fontes (auto) biográficas e seu estatuto epistemológico, a favorecer as aproximações entre domínios diversos das artes e das ciências humanas. Dentre os objetivos que se quer alcançar, destacam-se: Promover debates acerca das produções (auto) biográficas e sua presença nas artes, ciências e práticas de formação; Propiciar a apresentação e circulação de informações sobre pesquisas e grupos de investigadores nacionais e de outros países; Favorecer a emergência de novas perspectivas de análise das questões relativas aos potenciais das fontes (auto) biográficas.
Para concretizar a proposta, assim delineada, as Comissões organizadora e científica delimitaram 6 eixos temáticos que consubstanciam as grandes linhas do tema, a saber:
  • I - Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si;
  • II - Literatura, (auto) biografia e formação: práticas de escrita de si;
  • III - Histórias de vida, narrativas e história da educação;
  • IV - As artes e a invenção de si: questões de escrita e formação;
  • V - As construções (auto) biográficas e as práticas de formação;
  • VI – História oral, memória e formação.

Os eixos, assim expressos, servem à explicitação do tema, às possibilidades de interpretação, à expressão das produções já acumuladas na área, além de serem as diretrizes para a configuração das sessões de apresentação das comunicações e pôsteres. Destaca-se também, a diversificação de trabalhos, através das comunicações e pôsteres inscritos e a visibilidade que a perspectiva (auto) biográfica começa a adquirir na área educacional brasileira. O presente livro de Programação e Resumos reúne trabalhos apresentados no âmbito do II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, nas suas diferentes modalidades: Conferências de abertura e encerramento; Mesas-redondas; Sessões Coordenadas dos Grupos de Pesquisa, Minicursos, comunicações e pôsteres organizados na programação e resumos.
Sobre o processo de seleção dos trabalhos inscritos observa-se que a demanda na inscrição e a grande quantidade de comunicações inscritas, possibilitou ao Comitê Científico e a Comissão Organizadora do II CIPA decidiram aprovar os trabalhos em duas modalidades: comunicações e pôsteres, com base em critérios epistemológicos, metodológicos e estruturais (normalização) dos mesmos. Observaram-se os seguintes aspectos para avaliação: relevância e pertinência para a área de pesquisa; riqueza conceitual na colocação dos problemas; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área e, por fim, originalidade na contribuição para a área.
Encontram-se aqui reunidos os resumos das conferências de abertura e encerramento e aqueles apresentados em mesas-redondas, sessões, minicursos, comunicações e pôsteres. O exame dos resumos e textos que integram o presente volume evidencia a multiplicidade de temas, fontes, procedimentos de análises que vem florescendo, nos últimos anos, no quadro da pesquisa (auto) biográfica. A diversidade da inserção institucional dos autores mostra que as perspectivas de pesquisa (auto) biográfica desenvolvem-se em muitos centros. A própria diversidade temática e de procedimentos acena para os potenciais da mesma.
A organização do II CIPA (Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica) só foi possível pelas parcerias, partilhas e aproximações teórico-metodológicas com os diferentes colegas dos Programas de Pós-Graduação em Educação que integram a Comissão Organizadora e que colaboraram para a viabilização do congresso. Destaco também o trabalho desenvolvido pelo Comitê Científico. Faz-se necessário destacar as potencialidades, a fertilidade e as entradas apresentadas pelos diversos trabalhos dos pesquisadores de todo o país e do exterior, que procuram partilhar experiências formadoras no âmbito das pesquisas com história de vida, história oral, memória e (auto) biografias.
A organização do congresso e os trabalhos aqui reunidos possibilitam socializar um conjunto significativo de trabalhos sobre as histórias de vida, a história oral, a memória e as práticas de investigação/formação, reunindo diferentes experiências que reafirmaram a vitalização da temática no campo educacional e suas interfaces com a história, as artes, as técnicas e as práticas de formação.
Que esse trabalho possa contribuir para a formação, aprendizagem, dúvidas, questionamentos, saberes e desejos de pesquisas com/sobre (auto) biografias na Pós-Graduação em Educação no Brasil. Os desafios foram diversos, as dificuldades partilhadas e a certeza de que muito poderá se fazer no âmbito da pesquisa/formação.

Terra, 14 de julho de 2006. Elizeu Clementino Souza