Publicações

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 1

 

Biografia e Educação: figuras do indivíduo projeto

Como se encontram o mundo de experiências e de expectativas que cada um traz consigo e o mundo de conhecimentos proposto pelas instituições educativas? Existe uma relação entre a forma como o indivíduo representa sua vida e a maneira como adquire competências e saberes sobre o mundo e sobre si mesmo? Como a família, a escola e a sociedade elaboram modelos e trajetórias de formação? Como os indivíduos constroem subjetivamente o percurso e a imagem de sua existência?

Neste livro, Christine Delory-Momberger analisa o biográfico como uma categoria da experiência que permite integrar, estruturar e interpretar as situações e os acontecimentos vividos. Mostra que a maneira como os indivíduos biografam o que eles são e o que fazem na família, na escola, na profissão, na formação inicial e continuada são constitutivos do processo de educação. Na atividade de biografização, concebida como instância de auto-socialização, realizam-se o encontro e a negociação entre os projetos de si e os projetos coletivos veiculados pelas instituições socializadoras.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 2

(Auto)biografia: formação, territórios e saberes

A temática deste livro – (Auto)Biografia: formação, território e saberes – congrega pesquisadores que desenvolvem investigações em diversas correntes das Ciências Humanas e Sociais e têm em comum a preocupação com o (auto)biográfico como método de investigação, prática de formação e de intervenção social.

A riqueza dos trabalhos aqui apresentados decorre da grande variedade de situações investigadas no Brasil, Espanha, França, Suíça, Polônia, Portugal e Alemanha. Eles evidenciam as relações dialéticas entre a formação e os territórios nos quais esta se desenvolve e os saberes que se constroem na interação entre eles.

O interesse das discussões é permitir demarcar o campo da pesquisa (auto)biográfica, problematizar pontos de convergência e buscar aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas que se expandiram em múltiplas direções, mas encontram pontos de intersecção frutuosos no paradigma compreensivo das Ciências Humanas e Sociais, inaugurado por Wilhelm Dilthey (1833-1911), que fez da autobiografia um modelo hermenêutico para a compreensão do mundo humano.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 3

 

Tendências de pesquisa (auto)biográfica

Este livro reúne quatro novos direcionamentos da pesquisa (auto) biográfica: Vida, corpo e saúde; A pesquisa (auto) biográfica com crianças e adolescentes;  Narrativas  autobiográficas e cuidado de si; Transmissão intergeracional: relações de gênero e modelos biográficos. Esses trabalhos apresentam pontos de vista diversificados, desenvolvidos por pesquisadores que investigam em diferentes horizontes culturais no Brasil, França, Itália, Quebec, Portugal e Suíça. Cada texto sugere uma nova abordagem metodológica para a pesquisa educacional e indica seus desdobramentos práticos nos processos de formação.

O livro compreende 16 capítulos, dos quais 08 escritos originalmente em italiano e francês, cuja tradução contou com a participação de Denice Catani (FEUSP), Adir Ferreira  (PPGEd-UFRN); Norma Takeuti (PPCS-UFRN); Marcos Antonio de Carvalho Lopes (PPGEd-UFRN); Luis Passeggi (PPGEL-UFRN); Helena Coharik Chamliam (FEUSP); Anderson Spavier Alves; Giani Boscolo; Teresa Carvalho (UNEB); Zuleide Cardoso (FAMETTIG).  

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 4

 

Pesquisa (auto)biográficas e práticas de formação

O que possibilita socializar a riqueza das contribuições reunidas neste livro – Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação – é inquestionavelmente a cooperação científica entre os grupos de pesquisa que promovem e garantem o êxito dos Congressos Internacionais sobre Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). A notoriedade nacional e internacional do CIPA deve-se, em larga mediada à diversidade dos temas abordados, mas também pelos desdobramentos que proporcionam as publicações dos trabalhos apresentados, que sistematizam e difundem a reflexão epistemológica, teórica e metodológica oportunizada por seus eixos temáticos. 

As fontes (auto)biográficas, constituídas por diários, autobiografias, biografias, cartas, memoriais, entrevistas narrativas, relatos, cadernos escolares, entre tantas outras, tornaram-se há mais de trinta anos objetos de investigação dos mais pertinentes em Educação. Elas têm permitido criar novos territórios de indagação sobre a aprendizagem nos mais diversos domínios e nas mais distintas modalidades. Não é, portanto, sem razão que os grupos de pesquisa reúnem-se em redes nacionais e internacionais e, por esse viés, estudam processos identitários, questões de socialização, modos de escolarização, problematizam a exclusão/inclusão social, resistências e pertencimentos e se interessam cada vez mais com o cuidado de si, com o outro e com o mundo. 

 Os textos, na sua quase totalidade, são da autoria de líderes de grupos de pesquisa consolidados no Diretório dos Grupos do CNPq e trazem para o leitor as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação das universidades brasileiras, ao sistematizar e apresentar o estado da arte das práticas de pesquisa e de formação em suas diferentes matrizes, permitindo uma ampla visão sobre seus eixos de investigação, seus  referenciais teóricos e metodológicos e novos direcionamentos da pesquisa educacional. 

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 5

 

Memórias e memoriais: pesquisa e formação docente

O livro explora um gênero acadêmico autobiográfico – o memorial – de grande tradição na universidade brasileira, nos processos de seleção e ascensão no magistério superior (memorial acadêmico) e de formação docente (memorial de formação). Os textos focalizam o memorial em várias direções: como fenômeno sociohistórico; como fonte de investigação; como prática de formação e como dispositivo de acompanhamento. Ele está dividido em três grandes partes: a) Memoriais: escrita de si, pesquisa, formação e acompanhamento; (b) Memoriais: formação e profissionalização docente; (c) Memoriais e outras escritas de si: transmissão intergeracional e representações do eu.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 6

 

Narrativas de formação e saberes biográficos

Os textos reunidos no livro revelam, ao seu modo, como se constroem saberes biográfico nas narrativas de si. A questão central – a autoformação – é considerada sob três dimensões fundamentais para a investigação nas Ciências do humano: a dimensão político-epistemológica; a dimensão teórico-metodológica e a dimensão simbólico-imagética. 

O livro reúne de textos resultantes de investigação de pesquisadores com reconhecida experiência na área em 04 países – Argentina, Brasil, Quebec, Suíça -  sob diversos ângulos educacionais – literário, linguístico, filosófico, psicossocial, simbólico – que constituem fontes de inspiração para as pesquisas educacionais sobre a (auto)formação nas mais diversas situações de aprendizagem. 

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 7

 

Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória

As discussões sobre a pesquisa (auto)biográfica firmou-se como uma área de conhecimento das mais promissoras nas Ciências Humanas e Sociais, reconhecida internacionalmente. O presente livro reúne temas norteadores de seus grandes eixos de investigação e as tendências mais recentes abordadas por professores-pesquisadores brasileiros líderes de grupos de pesquisa que vêm tratando de questões relevantes para a Educação sob esse prisma. A diversidade das perspectivas teóricas, disciplinares, metodológicas enriquece as interfaces entre o biográfico e a Educação e favorece aproximações inovadoras do ponto de vista das três grandes vertentes da pesquisa (auto)biográfica: como método de investigação, como prática de formação e como procedimento de acompanhamento. As pesquisas nessa área apresentam-se, portanto, como um campo interdisciplinar e de interesse para todos os pesquisadores que em suas atividades profissionais se voltam para a criança, o jovem e o adulto e os seus processos de aprendizagem, de formação e/ou de inserção social e profissional.

O livro, Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória, - reúne os textos que transversalizam o biográfico, as (auto)biografias e as histórias de vida ancoram-se nas pesquisas do cotidiano, do imaginário e da memória, como vertentes privilegiadas que subsidiam os trabalhos de pesquisa e  de práticas de formação dos diferentes grupos de pesquisa que partilham suas experiências no campo da pós-graduação em educação no Brasil.

Suas contribuições, neste livro, evidenciam as potencialidades dos usos das fontes autobiográficas em Educação como método de pesquisa, como prática de formação e de acompanhamento, mas também como fenômeno psicológico, antropológico e institucional. O leitor encontrará as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação, seus eixos de investigação, seus referenciais teóricos e metodológicos e seus direcionamentos e tendências atuais. 

Coleção “Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação”
 
Apresentação da coleção
 
De que modo os percursos de vida contemporâneos, caracterizados pela pluralidade das experiências educativas, sociais e profissionais, singularizam-se nas histórias individuais? A pesquisa (auto)biográfica analisa as modalidades segundo as quais os indivíduos e, por extensão, os grupos sociais trabalham e incorporam biograficamente os acontecimentos e as experiências de aprendizagem ao longo da vida. 
As fontes (auto)biográficas, constituídas por histórias de vida, relatos orais, fotos, diários, autobiografias, biografias, cartas, memoriais, entrevistas, escritas escolares e videográficas, configuram-se como objeto de investigação transversal nas Ciências Sociais e Humanas. Em Educação, a pesquisa (auto) biográfica amplia e produz conhecimentos sobre a pessoa em formação, as suas relações com territórios e tempos de aprendizagem e seus modos de ser, de fazer e de biografar resistências e pertencimentos. 
O símbolo do infinito, presente no título da coleção, “Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação”, sugestivamente, tem a intenção de marcar a abertura entre esses dois espaços e investir na liberdade de percorrer diferentes domínios da atividade humana mediante essa dupla entrada, a do (auto)biográfico e a do educativo. 
Concebida numa perspectiva intercultural, a coleção acolherá textos sob a forma de relatos, ensaios, trabalhos de pesquisa que confirmem a diversidade – geográfica e teórica – de situações, de abordagens e de pontos de vista.

Livro Coleção argentina

Colección “Narrativas, Auto biografías y Educación”

¿Cómo resuelven el mundo de experiencias y expectativas que cada uno lleva y el mundo de conocimientos propuesto por las instituciones educativas? ¿ lExiste una relación entre Ia forma en que el indivíduo represena su vida y Ia manera en que adquiere competencias y saberes sobre el mundo y sobre si mismo? ¿Cómo la familia, la escuela y los modelos de la sociedad y la trayectoria elaborados de la formación? ¿Cómo los individuos construyen subjetivo el recorrido y  la imagen de su existencia?
En esta obra, Christine Delory-Momberger analiza lo biográfico como categoria de experiencia que permite integrar, estructurar e interpretar Ias situaciones y Ias acontecimientos vividos. Muestra que Ia forma en que Ias indivíduos biografían lo que son y lo que hacen en família, en Ia escuela, en su trabajo, en Ias distintas etapas de formación, etc., constituye el proceso de educación. En Ia actividad de biografización, concebida como instancia de autosocialización, se produce el encuentro y Ia negociación entre Ias proyectos de si mismo y Ias proyectos colectivos conducidos por Ias instituciones socializadoras. 

Livros diversos 2

HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Qual o sentido da escrita de si e sobre si no processo de formação de professores? Como a escrita poderá (ou não) possibilitar aprendizagens sobre a profissão?O que são histórias de vida e como emergem no campo da formação de professores e da pesquisa em educação? Não seria a educação a construção sócio-histórica e cotidiana das narrativas pessoal e profissional? Qual o papel da narrativa para a constituição do sujeito da experiência? Essas questões funcionam como fio condutor desta coletânea que examina as interfaces e as relações entre a abordagem (auto)biográfica, as histórias de vida e as práticas de formação.

O resultado é um livro em que cada um dos artigos representa um convite a uma reflexão sobre os registros de experiências do cotidiano que possibilitem aprendizagens significativas e possam ser ressignificadas no trabalho de formação, sobre o sentido e a pertinência da escrita como prática de formação, autoformação e transformação de si. 

Livros II CIPA 1

 

Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino

O presente livro traz importante contribuição para o desenvolvimento da pesquisa (auto)biográfica mercê das potencialidades, da fertilidade e das entradas apresentadas pelos diversos trabalhos dos pesquisadores de todo o país que procuram partilhar experiências formadoras no âmbito das pesquisas com histórias de vida, história oral, memória e (auto)biografias.

Pode-se, pela leitura do livro, testemunhar atividades desenvolvidas em diferentes instituições universitárias e que refletem opções diferenciadas quanto às formas de apropriação do paradigma (auto)biográfico, na investigação educacional.  

Livros II CIPA 2

Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si

Os textos que integram o presente livro evidenciam a multiplicidade de temas, fontes, procedimentos de análises que vêm florescendo, nos últimos anos, no quadro da pesquisa (auto)biográfica. Busca-se, com esta obra, favorecer reflexões, oriundas de pesquisa, que contemplem a consideração da vida humana e suas construções, especificamente as formadoras/educativas e os modos de conhecer a si e ao outro, bem como de investigar configurações dos relatos de experiências individuais e coletivas. Os “tempos, as narrativas e as ficções” expressam modalidades e cenários nos quais as experiências ganham corpo,  impregnam-se de sentido e traduzem-se em objetos partilháveis. Os três eixos que abrigam as reflexões expressam esses traços ao enfatizarem as propriedades expressivas, epistemológicos e formadoras das práticas de escrita e narrativa de si ou ao assinalarem as possibilidades de transformação advinhas...

Livros II CIPA 3


 

(Auto)biographie: écrits de soi et formation au Brésil

La collection Histoire de vie dirigée par Gaston Pineau est heureuse, avec cet ouvrage, d'offrir aux collègues et amis d'universités brésiliennes travaillant dans le vaste champ de l'(auto)biographie un espace exclusivement consacré à I'originalité de leurs travaux de recherche. Certains d'entre les auteurs d'aujourd'hui avaient été conviés, par Ia même collection, à contribuer à un ouvrage à caractere intemational La formation au ca?urdes récits de vie .. expériences et savoirs universitaires. Nous découvrons ici d'autres auteurs qui, du Nord au Sud de ce presque continent, sont des personnalités de référence dans leurs usages des écrits de soi et par leurs publications. Cette originalité est constituée par une pluralité de savoirs et de territoires aussi variés que les histoires de vie dês professeurs comme I'Histoire de l'éducation à travers dês histoires de vie de professeurs, l'usage de différentes formes de récits dans Ia formation des enseignants, I'exploration des enjeux de l'écriture de soi au féminin, Ia psychothérapie, Ia construction de savoirs nouveaux gràce à des interfaces inédites entre méthodologies de recherche et formation, cette diversité étant mise en cohérence par Ia perspective de l'invention de soi. Le public francophone sera interpellé par cette contribution majeure aux savoirs biographiques construits gràce aux thématisations brésiliennes.

“(Auto)biographie et Éducation” 1

Procures de vie, apprentissage biographique et formation

Les processus de formation et d’apprentissage sont dans une étroite relation avec la compréhension que les individus ont de l’histoire de leur vie et Du sens  qu’ils donnent à leurs expériences.

Réunissant des contributions brésiliennes et européennes, ce premier titre de la collection (Auto)biographie ∞ Éducation illustre le rôle central de la dimension biographique dans les processus de formation: qu’ils s’agisse des formes instituées de formation ou des modes d’apprentissage informel liées aux situations de l’existence individuelle et de la vie sociale, aucun des domaines de l’expérience humaine n’échappe au travail de mise en forme de soi et du monde autour de soi. Biographie et formation revoient l’une à l’autre comme les deux faces d’une meme enterprise: celle qui fait de l’acteur biographique un continuel apprenti et formateur  de soi-même.  

“(Auto)biographie et Éducation” 2

Ou sont passés Ias adultas?

La vie adulte n'a sans doutejamais été traversée d'autant de problématiques inédites. Les recompositionsfamiliares et les reconversions de carriêre en sont les manifestations les plusflagrantes. Mais l'adulte doit aussi faire face à ia reconJiguration du masculin par le féminin, à de nouveUes formes de conjugalité et parentalité, à l'impératif de mobilité, à des responsabilités croissantes, au déficit de reconnaissance, à la nécessité d'évaluer et actualiser ses compétences, Ses identités personneUes, professionnelles et saciares en ressortentfragilisées. 

Le désarroi adulte et ses déroutes ne sauraient cependant masquer l'actueUe inventivité adulte, exploratrice de nouveaux possibles et de nouvelles avancées en âge. Si l'on ne voit plus ces adultes contemporains dont on ne parte guêre, c'est parce qu'ils sont occupés àfrayer des

routes alternatives. Ce sont ces routes que décrit le présent ouvrage, rédigé par des spécialistes de diverses disciplines des sciences humaines. Avec des textes de Jacques Aubret, Christian Heslon, Jacqueline Monbaron, Jean-Yves Robin et Christine Delory-Momberger. 

“(Auto)biographie et Éducation” 3

La condition biographique - Essais sur le récit de soi dans la modernité avancée

La condition biographique désigne l’inflexion sociohistorique que l’on peut reconnaîte dans la maniére dont les homes vivent leur condition en ce début de vingt et uniéme siécle: elle caractérise un état avancé de la modernité oú les individus, pris entre les injonctions à l’autoréalisation et l’expérience de la fragmentation du monde, sont renvoyés à eux-m^mes pour trouver les resorts de leur conduit et de leur action et pour être les agents de reproduction de la sphère sociale. Les essais réunis dans l’ourage interrogent le statut et les fonctions du récit de soi dans un contexte sociétal oú la reconnaissance sociale et individuelle est rendue tributaire du pouvoir de chacun de faire récit de lui-même et sa vie. 

L’ouvrage s’adresse à un public d’étudiants et de chercheurs en sciences humaines et sociales ainsi qu’à ceux – éducateurs et pedagogues, professionnels de l’insertion et de l’action sociale, personnels de soin et de santé, acteurs de l’intervention humanitaire – qui par leur métier sont confrontés aux récits que font d’elles-mêmes les personnes dont ils sont en charge.

“(Auto)biographie et Éducation” 4

Vivre/ Survivre – Reécits de résistance

Quelles sont les conditions de possibilité et quels sont les enjeux du <récit de la vie> dans les situations de souffrance physique, psychique ou morale? Lorsqu’elles défont les ressources  meme du <vouloir vivre>, comment les situations de marginalité, de précarité et de souffrance peuvent-elles encore être racontées? Pour lês hommes ET lês femmes blessés par la vie et par le monde, le récit peut-il être un lieu de résistance et de par le monde, le récit peut-il être un lieu de résistance et de reconstruction de soi et Du monde autour de soi? En interrogeant les contextes sociétaux et les dimensions tant personnelles que sociales de La parole biographique en situation parfois extrême (de la précarité au génocide, en passant par l’exil), cet ouvrage, issu d’une journée d’études, se donne pour objet d’examiner les effet de déliance et de reliance Du récit entre <vivre et survivre>. 

“(Auto)biographie et Éducation” 5

L’ accompagnement d’une mère en fin de vie

 

A la mort de leur père, quatre enfants s’organisent pour accompagner leur mère en fin de vie. Dispersés géographiquement, ils se relaient aux côtés de celle-si qui presente de graves signes d’aphasie. L’écriture d’un journal, dans lequel chacun consigne les moments du quotidien et sés propres réfleions, leur permet de garder le lien et de constituer entre eux une communauté de pratique.

Dix ans plus tard, la fratrie relit les cents pages du journal et s’interroge: qu’avons-nous appris de cet accompagnement de la vie quotidienne de notre mère? Oeuvre d’émotion et de réflexion, ce retour sur un journal à quatre mains constitue  un témoignage rare et une contributtion précieuse sur la question de l’accompagnement des personnes en fin de vie et sur ses implications personnelles et interindividuelles.

University of Puerto Rico at Mayagüez
Co-Editor, a/b: Auto/Biography Studies

Le sujet dans la cite - Revue Internationale de Recherche Biographique

Revista Mexicana de Investigación Educativa

 Dossiê Autobiografia y educación: tradiciones, diálogos y metodologías, na RMIE, ISSN 1405-6666 (México)


Revista Educación y Pedagogía, v. 23, núm. 61, septiembre-diciembre, 2011 (ISSN 0121-7593) / Universidade de Antioquia/Faculdade de Educación – Medellín

 Dossiê: Narrativa(s), (auto)biografía(s) y formación


Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado 2011, 15 (2)

Revista Educação UFSM, v. 39, n. 1, jan./abr. 2014

 Dossiê Narrativas (Auto)Biográficas, ISSN 01019031 (impressa) e ISSN 1984-6444 (On line)


Educação em Revista Print version ISSN 0102-4698

 Educ. rev. vol.27 no.1 Belo Horizonte Apr. 2011


DOSSIÊ: (AUTO)BIOGRAFIA E EDUCAÇÃO: PESQUISA E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO

Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, 2006

 Em foco: Histórias de vida e Formação


Revista Educação PUCRS v. 34, n. 2 (2011)

 Dossiê - Pesquisa (Auto)biográfica e Formação


Leitura: Teoria & Prática - Associação de Leitura do Brasil (ALB) e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X

Revista Práxis Educativa – UEPG

Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). , v.18

Revista Teias (UERJ. Online)

Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50) - maio/ago. 2006

Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso) v. 32, n. 2 (2010)

 DOSSIÊ NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E HISTÓRIA ORAL


Cadernos de Pesquisa On-line version ISSN 1980-5314

Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade

Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 33-54, jan./jun. 2011

Revista Educação em Questão / UFRN

Revista Educação em Questão / UFRN